Mapa da Suíça + 20 Melhores cidades para se viver na Suíça
Certamente você já ouviu falar que a Suíça é um dos países mais bonitos e singulares do Globo, com paisagens exuberantes e muito diferente das que estamos acostumados a ver aqui no Brasil.
Na Suíça, é comum que, de quase todos os pontos do país, você consiga visualizar as montanhas.
Mas além da Suíça turística que conhecemos superficialmente, também há uma Suíça acolhedora para com seus habitantes, que possui muito conforto, infraestrutura e oferta de qualidade de vida superior.

Durante este guia sobre o Mapa da Suíça você irá observar as particularidades de vários pontos do país, e antes mesmo de iniciar sua tão sonhada viagem, já poderá dizer que conhece o país.
Se caso você se interessar por morar na Suíça, fique tranquilo! Este guia também conta com um bônus imperdível: uma listagem com as 20 melhores cidades para viver na Suíça. Então se acomode confortavelmente na poltrona e inicie a leitura que poderá mudar sua vida e a vida de sua família!
Conhecendo a Suíça - Aspectos Gerais do País
A Suíça é um país que está integrada no continente Europeu, e seu nome oficial é Confederação Suíça. Também conhecida, originalmente como:
Schweizerische Eidgenossenschaft, em Alemão;
Confédération suisse, em Francês;
Confederazione Svizzera, em Italiano;
Confederaziun svizra, em Romanche.
A quantidade das variações acima é proporcional à quantidade de idiomas oficiais da Suíça, que atualmente são quatro: alemão, romanche, francês e italiano. Entretanto, o inglês é falado por boa parte dos habitantes suíços.
O país faz fronteira com a Alemanha, com a França, com a Itália e com a Áustria, além do principado de Liechtenstein.

O clima suíço é temperado; os verões são amenos e os invernos são bem rigorosos. Ao sul da Cordilheira dos Alpes nota-se temperaturas quentes, quanto ao norte da Cordilheira dos Alpes é possível observar temperaturas rigorosas, frias.
Já a população Suíça não é homogênea, e pode-se dizer que é 65% composta por alemães, 18% de franceses, 10% de italianos, 1% de grisões, 2% de espanhóis, 1,5% de portugueses e 2% de outras nacionalidades. Aproximadamente 89% da população é cristã, sendo que o catolicismo ocupa 46% desta porcentagem.
O índice de desenvolvimento humano (IDH) é altamente elevado e a taxa de analfabetismo, é de apenas 0,4%, contrastando com o Brasil, que possui taxa de 14%.
Passeando pelos Cantões da Suíça
Cantões são como “regiões”, e sua definição é a de membro federativo do Estado Federal Suíço. Cada qual mantém ampla autonomia em suas atividades administrativas.
Cada Cantão administra e recolhe seus impostos, é autônomo em decisões regionais trabalhistas, penais e comerciais, e os municípios abrigados dentro de um Cantão são chamados de distritos. Hoje, a Suíça conta com 26 Cantões. Você irá conhecer os 7 cantões principais agora, confira!
Berna
O Cantão de Berna encontra-se bem ao centro do país, e sua capital é a cidade de Berna. Sua população é estimada em 958.897 habitantes, e sua área é de 5959 km².
Em Berna, fala-se alemão e francês, e este cantão possui aproximadamente 393 comunas - que representam a menor divisão territorial suíça.
Há várias atividades interessantes em Berna, como por exemplo, os pontos turísticos:
Zytglogge
O Zytglogge é chamado também de O Sino do Tempo, e é um relógio astronômico datado de 1530.


Rio Aare
Argóvia
A Argóvia é um cantão Suíço muito popular entre os turistas, e está situado entre Basileia e Zurique. Em Argóvia, há uma grande produção de frutas e vinhos, além de cereais. De acordo com o Censo de 2006, Argóvia concentrava o total de 574.813 habitantes, numa área de 1.404 km². Faz parte dos pontos turísticos de Argóvia:
Castelo de Lenzburg
Diz a lenda que, no Castelo de Lenzburg, vivia um Dragão, que só foi derrotado com o trabalho conjunto de dois cavalheiros incrivelmente corajosos. Ademais, este Castelo foi construído no século 12 e é um dos mais respeitados castelos suíços.

Zurique
Zurique também possui grande popularidade mundial, e está localizado juntamente à fronteira com a Alemanha.
O Cantão possui aproximadamente 1.326.775 habitantes espalhados por 171 comunas e 12 distritos. Se você pretende conhecer este cantão específico, há vários programas interessantes para se envolver, como por exemplo, visitar alguns pontos turísticos. Dentre eles, destaca-se:
Jardim Chinês/ Chinagarten

Lucerna
Com área de 1493 km², o Cantão de Lucerna chama a atenção por estar situado bem no centro da Suíça. Ele faz fronteira com Berna e Argóvia.
A Agricultura é um grande fator em Lucerna, movimentando bastante a economia, através do cultivo de frutas. Além da agricultura, cita-se a pecuária e a indústria têxtil. Se você pretende conhecer Lucerna, sugere-se a visita à cidade de Lucerne.
Torre da Capela/ Kapellbrücke
Construída em 1333, a Kapellbrücke é um ponto turístico lindo que vale a pena ser visitado.

Friburgo
O Cantão chamado Friburgo contribuiu muito para os estudos de civilizações pré históricas, e hoje, é um importante alvo de turistas do mundo inteiro. Friburgo possui uma população de apenas 278.493 habitantes, e nesse cantão fala-se alemão e francês. São alguns pontos turísticos de Friburgo:
Catedral de São Nicolas/ Catedral de Friburgo;
Chafarizes de Friburgo
Bondinho Funiculaire

Genebra
Genebra possui grande proximidade com a França, e, por isso, é de se esperar que o idioma falado neste Cantão seja o Francês. Localizado na ponta oeste da Suíça, Genebra possui apenas 433.235 habitantes, e é dividida em 45 comunas.
A capital do Cantão é a própria cidade de Genebra, conhecida por ser a capital mundial da paz. São alguns dos belíssimos pontos turísticos de Genebra:
Capela de Maccabees
Aos fundos da Catedral de São Pedro, abriga-se a Capela de Maccabees, que possui uma singularidade magnífica quando o assunto é arquitetura. Inclusive, esta capela é conhecida por ser uma das primeiras expressões do estilo gótico flamboyant.
Place du Bourg-De-Four
Esplanade Saint-Antoine
Jet D’eau

Grisões
Grisões é um dos cantões com maior área territorial, entretanto, apenas ⅓ deste espaço é considerado produtivo, considerando também que os bosques cobrem 20% deste cantão. Em Grisões fala-se alemão, italiano e romanche. São alguns dos pontos turísticos de grisões:
Glaciar Morteratsch
Ospizio Bernina
As 20 melhores cidades para se viver na Suíça

Como você pode perceber, a Suíça apresenta uma grande variedade de ambientes em seus cantões, tendo características diferentes em termos de linguagem, comportamento, clima, localização, etc.
Nesta seção, você irá descobrir as vinte melhores cidades da Suíça para quem deseja provar como é viver como um habitante suíço, usufruindo de benefícios como educação de altíssima qualidade, entre outros aspectos.
Baden
Baden é uma cidade encantadora do Cantão de Algarvia, e possui uma das temas mais antigas de toda a cidade, que possui grande riqueza mineral.
A cidade de Baden possui um ar medieval e é considerada pequena, entretanto, é sede de vários empreendimentos de engenharia suíços.
Entre alguns dos pontos turísticos de Baden, destacam-se o Lago Limmat e a Holzbrücke. A cidade fica apenas a alguns minutos de Zurique.
Thun
Em Thun você pode se deliciar com uma paisagem típica de contos de fada. Localizada no Cantão de Berna, Thun é marcada por calçadas elevadas, rios verde-esmeralda, construções antigas e pontes de madeira.
Certamente é uma vida tranquila e cercada de grande prazeres proporcionados pelo ambiente. Em Thun, fala-se Francês.
Montreux
Montreux é perfeita para quem não se interessa muito pelas temperaturas rigorosas da Suíça, por seu clima ser ameno e confortável, além de contar com verões bem quentes.
Montreux fica às margens do Lago Genebra e é uma cidade turística. São alguns de seus principais pontos turísticos:
Castelo de Chillon;
Museu Queen.
Genebra
Genebra é uma das principais cidades da Suíça, e é alvo da imigração de muitos brasileiros. É um ambiente cosmopolita e satisfaz bastante os estrangeiros que estão em busca de ampliar sua experiência cultural.
Como Genebra também é próxima de vários outros países da Europa, é um ponto a se considerar para quem deseja viver em uma localização privilegiada.
Ruas lavadas, bem asfaltadas, hospitais bem equipados.. Esta é uma realidade comum em Genebra.
Zurique
Zurique é uma cidade com uma reputação tão bem posicionada que atualmente disputa o posto de 1º lugar, na listagem de melhores cidades para se viver no planeta Terra.
Sua organização, eficiência e cuidado com os habitantes fazem com que morar em Zurique seja uma experiência pela qual todos que já a visitaram um dia desejem passar.
Entretanto, se morar em Zurique é uma opção a ser considerada por você, faz-se necessário um bom planejamento financeiro, pois ao passo que é uma das melhores cidades para se viver, Zurique também é uma das cidades mais caras do Globo.
Abrigando portugueses, italianos e alemães, é comum que a cidade seja uma grande referência do que diz respeito à integração de novos habitantes. São alguns pontos de interesse em Zurique:
Grossmunster;
Zurique Ness;
Fraumunster;
Uetliberg
Basileia
Basileia (também chamada de Basel) é conhecida como a capital cultural da Suíça, e também promove sensação de conforto e felicidade aos habitantes que nela vivem.
É importante ressaltar que as pessoas falam alemão na Basileia, e não é muito recomendado preparar as malas para se mudar sem saber ao menos o intermediário do alemão, visto que não há tantos falantes de Inglês na Basileia como em Zurique, por exemplo.
Lausanne
Se sua profissão estiver relacionada ao comércio, saiba que Lausanne é a cidade perfeita para você!

Além do mais, o Comitê Olímpico Internacional escolheu exatamente Lausanne para estabelecer-se. Situada no Cantão de Vaud, Lausanne é uma cidade com vida ativa e recheada de opções de entretenimento e lazer.
Berna
Berna ocupa um imenso lugar no coração de quem já teve o prazer de a conhecer.

Conhecida como “a cidade das fontes”, Berna possui aparência medieval e é classificada como encantadora. Uma curiosidade é que, foi em Berna que o físico Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade.
Zermatt
Zermatt é uma cidade famosa principalmente por abrigar uma montanha de nome Matterhorn, cuja forma é peculiar.
A vida em Zermatt é diferenciada, se comparada à outros locais. Em Zermatt, há neve nas montanhas 365 dias por ano, o que favorece esportes como Esqui, e apenas veículos pequenos elétricos realizam o transporte na cidade.
St. Moritz
Saint Moritz é um dos destinos mais procurados quando trata-se de turismo na Suíça. Inclusive, os próprios suíços sentem muito prazer em visitar St. Moritz.
Quem vive em St. Moritz também não pode reclamar: a cidade oferece sofisticação, vida noturna, snowboard, entre outros pontos positivos.
Chur
Chur é a cidade mais antiga da Suíça, entretanto, possui uma alma bem jovial. A cidade é perfeita para quem deseja morar em uma vila pequena, mas bem frequentada por turistas e suíços num geral.
Há vários bares, restaurantes, locais para fazer trilhas, e seu centro histórico é muito bem preparado para receber visitas.
Bellinzona
Cercada com vários castelos, Bellinzona é uma cidade adequada para um estilo de vida calmo e observador, afinal, história é o que não falta na cidade que fala Italiano.
Locarno
Em Locarno também se fala Italiano, o que favorece bastante quem não possui afinidade com alemão, francês ou romeno.
Com aproximadamente 15 mil habitantes, Locarno é recheada com áreas verdes, é bem organizada, limpa, e possui uma excelente quantidade de ciclovias.
Vevey
Vevey é uma famosa cidade mundial: abriga a fábrica sede da Nestlé e ainda foi o lar de Charles Chaplin, além de Dostoevsky.
A cidade apresenta duas faces: a face moderna e a face antiga, onde se preservam centros históricos, a arquitetura e os resquícios da Belle Epoch.
Neuchâtel
A cidade de Neuchâtel é estabelecida no Cantão de Neuchâtel, onde fala-se francês. Pode-se dizer que em Neuchâtel os habitantes são muito valorizados, e preza-se muito pela preservação da cidade.
Interlaken
Interlaken é a cidade mais famosa dos Alpes, e com razão. Se você curte o idioma alemão e as baixas temperaturas, talvez Interlaken seja ideal para você.
A cidade é turística e bem atraente, tendo bastante movimento em comércios, restaurantes e estações de esqui. Entre alguns pontos famosos da cidade, encontram-se o Harder Kulm - a montanha que é símbolo da cidade.
Lugano
Estando na parte italiana da Suíça, a cidade de Lugano é muito frequentada. Lugano fica localizada bem na fronteira com a Itália.
O custo de vida na cidade não é tão caro quanto as outras cidades suíças, e é possível realizar uma boa economia, se comparados os gastos com Genebra, por exemplo. Entretanto, ainda sim deve-se realizar um planejamento financeiro, visto o panorama geral de custos que se tem na Suíça.
Biel
Também chamada de Bienne, essa cidade utiliza o francês como idioma majoritário, e é conhecida por abrigar sedes de empresas fabricantes de relógios, como a Omega e a Rolex.
Engelberg
Engelberg é uma cidade que se assemelha grandemente com as paisagens belas que encontramos em quadros.
Em Engelberg, você poderá observar as montanhas pontiagudas com seus cumes cobertos por neve o ano inteiro. Segura, bem preservada e ao mesmo tempo dotada de modernidade, a cidade de Engelberg é um dos destinos preferidos de quem já possui afinidade com a Suíça.
Lauterbrunnen
Lauterbrunnen é uma vila com vários chalés e paisagens exuberantes. Inclusive, Lauterbrunnen foi a inspiração para muitos livros da saga “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R Tolkien.
Dicas Extras
Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.
Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.
Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.