Você já deve ter ouvido dizer que o custo de vida na Suíça é um dos mais altos do mundo. Mas será que isso é um fato, ou um boato? Se você está interessado em se mudar para o país, é bom se informar a respeito disso, não é?
Sobre o custo de vida na Suíça
O custo de vida na Suíça é famoso em todo o mundo por se considerado alto. Mas não são apenas os custos que devem ser considerados. De forma geral, os trabalhadores suíços recebem salários que também são considerados altos.
Desta forma, alguém que ganhe um salário mínimo na Suíça, por exemplo, é bem provável que tenha uma qualidade de vida bastante superior a alguém que ganhe um salário considerado razoável no Brasil.
Além disso, o custo de vida na Suíça, depende também do cantão onde a pessoa reside e dos seus hábitos e seu estilo de vida.
Apesar do preço alto da maioria dos produtos e serviços no país, lá, os salários também são altos, o que proporciona aos cidadãos do país um padrão de vida com bastante qualidade.
A média salarial no país é de cerca de 6 mil francos suíços, e só pouco mais de 10% dos trabalhadores suíços recebem uma remuneração inferior aos 4 mil francos suíços ao mês.
Vamos falar a seguir sobre os custos mais comuns de forma geral, e qual o padrão de cada um deles na Suíça.
Custo de habitação
O custo de vida na Suíça deve ser analisado considerando diversos fatores, em primeiro lugar, falaremos sobres os custos relacionados a habitação no país.
Para quem pretende morar sozinho, é importante saber que o aluguel de uma casa é bastante caro e não muito vantajoso. Uma opção interessante neste caso, é encontrar alguém para dividir as despesas de um apartamento, ou alugar um quarto.
Fazer isso torna o custo de vida na Suíça em relação a moradia baixar um pouco, entretanto, a diferença pode não ser tão grande.
A média do valor de um aluguel de um apartamento no país é de cerca de 1250 francos suíços a cada mês, isso, para apartamentos localizados e grandes centros.
Na periferia e no subúrbio das grandes cidades suíças, o valor do aluguel de um apartamento é relativamente mais baixo, com uma média de cerca de 980 francos suíços a cada mês.
Custo de alimentação
O custo de vida na Suíça em relação a alimentação vai variar conforme os hábitos alimentares adotados por você caso se mude para o país.
Quem come em restaurantes, ao invés de fazer a própria comida em casa, pode acabar gastando muito com alimentação.
Para que você tenha uma ideia, a média do preço dos pratos nos restaurantes do país é de cerca de 20 francos suíços. Isso considerando apenas o prato em si, qualquer acompanhamento é cobrado a parte.
A melhor opção, neste caso, é comprar os alimentos e fazer a própria comida e casa, e ficar atento para aproveitar promoções nos supermercados do país, já que itens essenciais, como carnes e verduras, por exemplo, costumam ser bastante caros.
Custo de saúde
O país não possui um sistema de saúde pública, o que eleva um pouco mais o custo de vida na Suíça, já que é necessário pagar por qualquer serviço médico no país.
Além disso, ter um seguro de vida é exigido por lei, e o preço do mesmo não é baixo. A depender da franquia escolhida, pode ser necessário desembolsar mensalmente um valor que fica em média entre os 250 e 360 francos suíços.
Ainda há o risco de que determinados serviços médicos ou hospitalares que sejam necessários, não estejam incluídos dentro da franquia, e seja necessário, desta forma, pagar pelos mesmos do próprio bolso.
Famílias relativamente pequenas, compostas por um casal e duas crianças menores, podem chegar a desembolsar cerca de 900 francos suíços com seguros de vida todos os meses.
Custos com internet e telefone
Outro fator que influencia no custo de vida na Suíça, são os gastos com internet e com telefone.
No país, é possível contratar, por um preço mais baixo, pacotes limitados de internet, mas caso a franquia termine, você vai ficar sem poder usar o serviço. O valor mínimo gasto com internet no país mensalmente é de 40 francos suíços. Pacotes ilimitados tem um custo de 85 francos suíços ao mês, em média.
Pacotes de celular geralmente custam cerca de 19 reais ao mês no mínimo. Usar celulares recarregáveis com cartão, é mais caro, desta forma, ter uma conta é mais vantajoso.
A dica é fechar um pacote completo com uma operadora só, que pode custar cerca de 59 francos suíços por mês em virtude dos descontos que você pode obter.
Custo com transporte
O custo de vida na Suíça em relação ao transporte também pode ser considerado alto, e o preço de uma passagem individual no país fica em torno dos 3,60 francos suíços.
É possível compra um abonamento de meia tarifa, e desta forma andar ilimitadamente no transporte público do país. Para isso, é necessário desembolsar cerca de 150 francos suíços a cada mês, para pessoas adultas.
Para gastar menos com transporte no país, é aconselhado usar meios alternativos, como a bicicleta.
É muito comum que os moradores da cidade do país se locomovam dentro dele usando bicicletas, inclusive.
Na Suíça, existem um grande número de ciclovias, todas em ótimo estado de conservação. Além disso, os motoristas do país costumam ser bastante bem-educados, e respeitarem os ciclistas.
Agora você já sabe que o custo de vida na Suíça é realmente um dos maiores do mundo, mas também já sabe que por lá, os trabalhadores também recebem ótimos salários e a qualidade de vida também é alta.
Caso tenha gostado desse artigo, e queira saber mais sobre o mercado de trabalho suíço, sobre a educação no país e sobre o turismo na Suíça, pode conferir muito mais conteúdo como esse no nosso blog. Confira o nosso arquivo e continue acompanhando as nossas postagens.
Dicas Extras
Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.
Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.