10 Dicas para Trabalhar na Suíça

A Suíça pode se tornar o seu ponto de partida para uma nova vida. Basta você apostar e tentar coisas novas. Separamos nesse artigo dicas especiais para te auxiliar nesse processo. Desde já te indico que tenha paciência e não desista no caminho. O processo seletivo na Suíça é um pouco mais puxado do que o do Brasil. Porém nada é impossível e com insistência e profissionalidade você conseguirá. Confira a seguir:

 

Informe-se muito bem

Ao procurar um emprego na Suíça, não se preocupe em mandar currículo para o máximo de empresas possíveis. Primeiramente, estude as empresas e veja como seu perfil se encaixa. A procura é uma questão e informação, organização, mas também sorte. Informar-se é um passo indispensável. Estude sobre o país e o mercado de trabalho

 

Variar os canais de busca de empregos 

Na busca por um emprego na Suíça, apostar em vários métodos de procura. Para os candidatos que procuram oportunidades de emprego nos anúncios é necessário fazê-lo, mas é importante não fazer só isso porque algumas técnicas serão muito mais eficazes do que outras.

 

Veja se seu perfil é procurado no mercado de trabalho na Suíça

Saber se seu perfil é procurado na Suíça é imprescindível para seu procura não ser em vão. Isso mostrará o tempo que poderá esperar para encontrar um emprego na Suíça, mas dará uma ideia da concorrência que enfrentará. Nos momentos em que a economia está estabilizada, é mais difícil as empresas suíças contratarem perfis qualificados e especializados. 

Uma profissão que tem grandes chances é da área médica. Hospitais clínicos universitários apresentam boas condições de trabalho. Uma estatística foi levantada de que em 2020, terá mais de 25.000 postos de trabalho no setor da Saúde. Fica a dica para quem é dessa área.

 

Pontualidade

A pontualidade em tudo é um item que os suíços dão muita importância. Por isso mostre sua pontualidade e compromisso em tudo. Falta de pontualidade é praticamente um crime e dos sérios. Consideram como falta de respeito e as pessoas levam para o lado pessoal. Não só na vida pessoal, mas principalmente na área profissional e nas entregas dos trabalhos também. Eles não aceitam desculpas de trânsito, doença, morte na família, desculpas que os brasileiros amam dar. Lá os problemas são seus, e você é adulto. Eles entendem que você deve resolvê-los sem que isso atrapalhe no seu trabalho. Claro que eles não são desumanos por isso. Os suíços fazem ações de caridade, ajudam no que for necessário, porém em questões de trabalho, possuem suas exigências.

 

Faça um currículo adaptado ao mercado suíço

O currículo é uma apresentação mais que importante. Ele será a primeira coisa a seu respeito que o empregador verá. Claro, que não é a garantia de contratação, mas é importante está bem feito. O mesmo vale para a sua carta de candidatura. Para estrangeiros que desejam se candidatar, o currículo suíço é específico e as empresas esperam encontrar lá todas as informação a seu respeito. 

 

Coerência

Procure fazer um currículo que seja coerente e não mostre muitas áreas diferentes de atuação. Para que seu recrutador não pense que você é indeciso e instável de modo geral em sua vida. Os suíços veem a vaga de emprego oferecida como um investimento na pessoa que estão contratando. Então mostre que em você vale a pena o investimento. Mostre solidez no seu currículo e na sua entrevista. Eles precisam ver que você sabe quem é e para onde está indo.

 

Qualificação

Invista na sua qualificação profissional. Isso será de sua importância para destacar-se no mercado de trabalho suíço. Não somente sua educação pessoal, mas também seus estudos contarão muito. Estude bem a sua área e busque estar sempre em aperfeiçoamento. Exponha no seu currículo toda a sua formação sem parecer orgulhoso. Quanto mais você estudar, mais terá chances, pois lá o mercado é mais competitivo.

 

Fale o idioma

Não vá com a ideia de que não é importante falar bem o idioma. Estude e busque a fluência no idioma. Isso lhe dará credibilidade e fará com que se destaque no meio da multidão. Tenha a pronuncia correta e o mais parecido com o dia a dia deles. Não busque dar o famoso jeitinho brasileiro, mas mostre excelência. Procure aprender não somente o que as escolas de inglês ensinam, mas sim também o vocabulário mais usado na Suíça. Quanto mais você falar como eles, mais terá chances. Lembrando que a Suíça tem quatro idiomas oficiais. Estes são: alemão, falado por 63.5% de sua população; Francês, falado por 22.5% da população; Italiano, falado por 8.1% da população e Reto-romano ou romanche, falado por 0.5 % oficialmente. Saiba pelo menos um deles.

 

Títulos e realizações

Títulos falam muito sobre a sua performance durante a vida aqui. Se você não tem muitos os títulos, é importante mencionar suas maiores realizações na área. É costume nesse país, você ter que mostrar que realizou mais do que a média dos profissionais. Ainda mais sendo estrangeiro. A Suíça é um dos países com os salários mais altos do mundo, você não será o único a procurar emprego por aqui. Quanto mais destacar-se com suas formações, títulos e realizações, mais terá chances de ser contratado.

 

Seja discreto

Na Suíça, valoriza-se o trabalho em equipe e a força do grupo. Ao chegar lá, comporte-se com discrição e sutileza. Os países latinos tem um cultura bem diferente dos suíços. Então vá com calma para ir longe. Não chegue querendo ser a estrela, mas sim ser parte da constelação. Eles valorizam muito isso.

 

Espero ter ajudado a se preparar mais para ingressar no mercado de trabalho na Suíça. Se você tem alguma dica para nos acrescentar ou experiência a compartilhar, não deixe de contatar-nos. Queremos agregar conhecimento e preparo a todos os leitores. Procure com insistência e seja coerente em seus objetivos que você irá longe. Não esqueça de saber mais sobre a cultura do país, clima e outros fatores que podem influenciar e muito em suas escolhas. Até a próxima!